Sabia que existem mais de 15 tipos de gorduras saturadas? E que, apesar de elas terem sido consideradas pouco saudáveis pelos profissionais de saúde durante décadas, algumas delas podem, na verdade, proteger o nosso coração?
Mas uma má reputação é difícil de limpar. E embora as gorduras saturadas sejam apenas o exemplo mais flagrante de alimentos prejudiciais que viraram saudáveis, o rol não fica por aqui. Pedimos ajuda à Dra. Ana Brito Costa, nutricionista da Clínica Mymoment, em Lisboa (www.mymoment.pt), no sentido de determinar que alimentos, até agora caluniados, estão a sê-lo injustamente. E chegámos à conclusão de que seis snacks e bebidas merecem um perdão imediato. Veja a seguir o que tem ao seu dispor.
Courato
Por que se julga ser prejudicial » Este petisco rico em gordura é literalmente retirado da pele do porco, e depois frito em óleo.
Por que talvez não seja
» Uma dose de 30 g contém 0 g de hidratos de carbono, 17 g de proteínas e 9 g de gordura. Estes números representam nove vezes as proteínas que pode encontrar numa dose de batatas fritas carregadas de hidratos de carbono, e menos gordura. Ou melhor, 43% da gordura presente no courato é insaturada, e a maior parte dela é ácido oleico, a mesma gordura saudável presente no azeite virgem. Também 13% da gordura é ácido esteárico, um tipo de gordura saturada que é considerada inofensiva, pois não influencia os níveis de colesterol.
Opte por » Entrecosto. "Cozer um pedaço de entrecosto num cozido (ou outro prato) proporciona um sabor bastante semelhante ao toucinho, mas com muito menos gordura; o mesmo acontece com uma rodela de chouriço magro", aconselha a nutricionista.
Álcool
Por que se julga ser prejudicial » "O álcool fornece aproximadamente as mesmas calorias que o azeite e todas as outras gorduras, pelo que é muito importante encontrar alternativas", avisa a Dra. Ana Brito Costa.
Por que talvez não seja
» Num estudo levado a cabo com mais de 18.000 homens, cientistas de Harvard perceberam que aqueles que consumiam uma média de duas bebidas por dia, cinco a sete dias por semana, apresentavam menor risco de sofrer um ataque cardíaco. E investigadores da University of Buffalo descobriram que os que consomem a mesma quantidade diária têm níveis mais baixos de gordura abdominal do que aqueles que bebiam apenas uma ou duas vezes cada duas semanas, mas com uma média de quatro bebidas em cada uma delas.
Opte por » Cocktails de frutas. "É possível encontrar combinações muito agradáveis como ananás/coco; manga/laranja, etc. No entanto, estas bebidas não são isentas de açúcar, pelo que é preferível optar por bebidas light. Se preferir bebidas destiladas, as alternativas são menos. No entanto, é possível adoptar alguns truques para que a quantidade de álcool que ingere seja reduzida, como por exemplo: colocar pelo menos duas-três pedras de gelo ou misturar com água tónica e sumo de limão", sugere a especialista.
Carne seca
Por que se julga ser prejudicial » "Dado o processamento que sofre, possui um valor nutritivo muito reduzido, devendo, por isso, ser ingerida casualmente", explica a nutricionista.
Por que talvez não seja » "A carne seca, desde que tratada do modo convencional e sem adição de sal em excesso, não tem qualquer problema para uma dieta de emagrecimento. De facto, apenas as carnes magras podem ser secas, pelo que não incorrem em problemas de excesso de gordura", avança a especialista.
Opte por » Carne de pasto. As investigações demonstram que, ao contrário da alimentação com certos tipos de cereais, a carne de pasto contém os mesmos óleos Ómega-3 encontrados em alguns peixes.
Molho avinagrado
Por que se julga ser prejudicial » Sabe-se que 90% das suas calorias têm origem na gordura, metade da qual, no mínimo, é saturada.
Por que talvez não seja » A percentagem de gordura é alta, mas a quantidade total não. Considere que uma dose de creme avinagrado equivale a duas colheres de sopa. Uma dose contém apenas 52 calorias - metade da quantidade que podemos encontrar em apenas uma colher de maionese - e menos gordura saturada que obteria bebendo um copo de leite meio gordo.
Opte por » Natas light à base de soja. "Consoante o prato que acompanha, o molho pode conter concentrado de tomate, alho, cebolinho, noz-moscada, salsa, coentros, sumo de limão, entre outros. É só usar a imaginação e combinar os ingredientes!", exclama a Dra. Ana Brito Costa.
Coco
Por que se julga ser prejudicial » Apresenta uma alta concentração de açúcar (sobretudo se for água de coco).
Por que talvez não seja » Apesar de o coco estar carregado de gorduras saturadas, ele parece exercer um efeito atenuante nos factores de risco que conduzem a cardiopatias. A explicação: mais de 50% das suas gorduras saturadas contêm ácido láurico. Uma recente análise a 60 estudos publicada no American Journal of Clinical Nutrition reporta que, ainda que o ácido láurico faça subir o colesterol LDL (o mau), impulsiona o colesterol HDL (o bom). De uma forma geral, isto significa que faz diminuir o risco de desenvolver doença cardiovascular. O resto da gordura saturada é quase totalmente composta por ácidos gordos de "cadeia média", que têm pouco ou nenhum efeito nos níveis de colesterol.
Opte por » Água de coco verde. Esta é melhor alternativa para o substituir, mas sem abdicar das suas propriedades e do seu sabor. "Tem inúmeros benefícios, nomeadamente na tensão arterial, na diabetes, fraqueza muscular, etc. e é uma óptima fonte de hidratação corporal com metade das calorias dos sumos convencionais", relata a nutricionista.
Chocolate
Por que se julga ser prejudicial » É rico quer em açúcar quer em gordura.
Por que talvez não seja » O cacau é rico em flavonóides - os mesmos compostos saudáveis para o coração que podemos encontrar no vinho tinto e no chá verde. A forma mais potente está presente no chocolate preto. Investigadores gregos descobriram que consumir chocolate preto, contendo 100 mg de flavonóides, relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração. E quanto à gordura? Trata-se essencialmente de ácidos esteáricos e oleicos.
Opte por » Chocolate light (apesar de não ser isento de açúcar e gordura). "Se usar em sobremesas, é possível reduzir a quantidade de chocolate pela adição de café em pequenas quantidades. Este ingrediente ajuda a potenciar o sabor do chocolate, pelo que não é necessária uma porção tão elevada. Pode, ainda, ser substituído por uma mistura de cacau magro com leite magro. Além de ter um efeito muito semelhante, apresenta aproximadamente metade das calorias e da gordura", esclarece a Dra. Ana Brito Costa.
Alimentos saudáveis que viraram… pouco saudáveis
3 Snacks que você deve abandonar desde já.
Com o "empurrão" de eficientes campanhas publicitárias, estes traiçoeiros snacks foram mascarados durante anos de alimentos saudáveis. Mas nós dizemos que chegou o momento de os banir.
Bolos de arroz » A vantagem: têm poucas calorias. A desvantagem: são pobres em vitaminas, minerais e fibra, e a probabilidade de o deixar saciado é escassa. Pior, têm um dos mais elevados valores do índice de glicemia. Isso significa que fazem disparar o açúcar no sangue e os níveis de insulina mais rápido e até um ponto mais alto do que o açúcar branco ou o pão refinado.
Barras de muesli » Dado que na sua composição entram ingredientes naturais, foram consideradas um substituto saudável das barras caramelizadas. O problema está no xarope de glucose, que entra na composição de uma grande parte destes snacks, uma das substâncias mais potentes que podemos ingerir que levam o corpo a transformar os hidratos de carbono em gordura.
Biscoitos de trigo » A maior parte tem pouco valor nutricional. E a menos que venha referenciado "farinha integral" como único ou principal ingrediente, o mais provável é que sejam confeccionados com farinha refinada, que faz subir rapidamente o açúcar no sangue e os níveis da insulina.
in
|
|
|